quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Nosso aprendizado é para vida! Escoteiro Sênior do Mário Dilson ajuda nos primeiros socorros em acidentado

O Grupo Escoteiro Mário Dílson – 35 MS promoveu nesse ano dois cursos de Primeiros Socorros, que foram ministrados pelo Cabo Alves e Sargento Airton, ambos do Corpo de Bombeiros. Escoteiros e Seniores receberam informações preciosas que podem salvar ou agravar o estado da vítima nos procedimentos básicos de emergência que devem ser oferecidos a uma pessoa em situação de risco de vida. No ultimo sábado (7), após o término das atividades de sede, o Chefe Edgar acompanhado do Sênior Paulo Renan e dos Escoteiros Alex e  Paulo Verzas, presenciaram um acidente de transito na Rua Indianápolis – Jardim Noroeste, o qual havia uma vítima de atropelamento ao solo e com vários ferimentos. 
De imediato os membros juvenis tiveram a iniciativa de dar o atendimento necessário, uma vez que estavam de posse dos materiais de primeiros socorros. Foi um brilhante trabalho em equipe e a primeira providencia foi sinalizar o local com os cones, para garantir a segurança de todos. Enquanto os Bombeiros não chegavam todos os procedimentos que aprenderam no curso foi colocado em prática. Com ações simples ajudaram a salvar uma vida. Bravo, Bravo, Bravíssimo!!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mobilização para reduzir as queimadas no Parque Anhanduí

 
  Os escoteiros dos grupos Atalaia do Pantanal e Mário Dilson deram o exemplo e mostraram a importância de cuidar do meio ambiente com ações de limpeza e distribuição de folhetos educativos sobre os perigos e consequências dos incêndios/queimadas.

As atividades coordenadas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) em parceria com os grupos de escoteiros foram realizadas, no último sábado (31.08) dentro e no entorno do Parque Ecológico Anhandui e fazem parte do projeto “Só a sua atitude pode prevenir e deter o fogo”, executado pela Prefeitura de Campo Grande.
O parque foi escolhido por ser uma APP (Área de Preservação Permanente) importante e nos últimos 15 dias ter sofrido queimadas que atingiram cerca de 70% da área. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon, é importante a participação de parceiros para chamar a atenção para o assunto. “Com esta ação, buscamos também levar aos moradores próximos às áreas verdes do município o alerta sobre as ações de combate ao incêndio”, argumenta Marcon.(Site:http://www.capital.ms.gov.br/cgnoticias/print/22246) Confiram também no G1 - TV Morena: http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/mstv-2edicao/t/edicoes/v/com-o-tempo-seco-o-sabado-foi-de-mobilizacao-para-reduzir-queimadas-em-ms/2795236/

Participação na Sessão Comunitária Itinerante da Câmara Municipal

Participamos no dia 28/08 de uma da Sessão Comunitária, realizada pela Câmara Municipal no Jardim Noroeste. O projeto, que tem como objetivo aproximar os vereadores da comunidade, levou pelo menos 200 pessoas para a Escola Municipal Professora Ione Catarina Igydio. Eles cobraram, principalmente, melhorias em infraestrutura, saúde, transporte e mais atenção aos jovens da região. A Chefe Leize Demétrio da Silva, Diretora Técnica do Grupo Escoteiro Mário Dílson, ao fazer uso da fala, reforçou o pedido do colega, o vice-presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Leon Denizart Conte, Antônio Queiroz que solicitou uma unidade de saúde que funcione 24 horas por dia na região.. “O posto mais próximo é o do bairro Tiradentes”, observou.
 
A diretora parabenizou os parlamentares pela sessão e pela proximidade com a comunidade local. Ela pediu ainda videomonitoramento em escolas e projetos voltados para a juventude local – segundo ela, são mais de quatro mil jovens no bairro e muitos deles ficam sem ocupação durante a semana. “O acesso às drogas hoje é muito fácil. Precisamos de monitoramento próximo às escolas, pois é ali que acontece o aliciamento. Além disso, não temos área de lazer”, pontuou.
 
Agradecemos aos juvenis que lá estiveram, apesar do frio e também dos seus pais. Temos certeza que esse exercício de cidadania  nos será muito útil no futuro.

Comemorando com a Morena


No dia 26/08 participamos do desfile em comemoração ao aniversário da nossa querida Cidade Morena. Participamos com 36 jovens entre lobinhos, escoteiros e sêniores. Foi uma manhã de muito frio na nossa cidade, mesmo assim o evento foi um calorosa saudação à Campo Grande. Os juvenis desfiram cantando músicas, gritos e saudações escoteiras. O chefe Loester idealizou um carro com algumas pioneirias que são utilizadas em acampamentos, bem como um mastro onde foram hasteadas as bandeiras do estado, da cidade e da região. Foi um momento de civismo que engrandeceu o Grupo e entusiasmou os participantes. parabéns a todos que participaram. Bravo, bravo, bravíssimo!!!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Neo Promessados e Nova Sede

 
É com muita alegria que estreamos no dia 10/08  nossa nova sede. Agradecemos os Maçons da Loja Pharol do Sul pelos dois anos de acolhimento e apoio e esperamos com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, estabelecermos uma grande parceria. Estreamos em grande estilo, com duas renovações de promessa de velhos amigos do saudoso Mário Dilson. O primeiro a promessar foi o Ch Loester, que deixou o Atalaia do Pantanal para integrar nossa chefia. O segundo, mas não menos importante foi o ch Marcelo Kawahata. Quem realizou sua promessa foi o chefe Freitas, que num momento de grande emoção, também entregou a chefia da Tropa Chaquib Kadri para o Kawahata. Para nós, foi uma tarde emocionante também porque o Kawahata foi escoteiro e grande amigo do Mário. Foi emocionante e triste também pela falta que nos fará o Chefe Freitas, idealizador e um dos fundadores do grupo. à ele, o nosso Grato, grato gratíssimo!! Aos neo promessados o nosso Bravo, bravo, bravíssimo!!
Ch Freitas entrega seu próprio lenço de Promessa ao seu sucessor na Tropa.