segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

GE Mário Dilson promove palestra com o Promotor da Infância e da Juventude, Sérgio Harfouche

O Grupo Escoteiro Mário Dilson-35º MS, promoveu seu INDABA (Curso para Chefes) no último fim de semana (08-09/02/2014). Na ocasião foram abordadas diversas questões referentes ao Projeto Educativo da UEB, ao Método Escoteiro e ao perfil do Adulto voluntário. O ponto alto desse Encontro foi a presença do Promotor da Infância e da Juventude, Sérgio Fernando Harfouche.
Sua fala foi centrada na questão da Ideologia do “tudo pode” e a inversão dos valores sobre o que é educar e suas consequências. Harfouche destacou que o Código Civil concede aos pais a competência de educar seus filhos Nesse sentido, eles devem assumir essa responsabilidade com eficiência. Educar também é impor limites. Lembra que no Artº 1º do ECA já nos orienta que a leitura e interpretação dessa Lei ser lido pelas lentes do Artº 6º que orienta toda a interpretação considerando o bem comum e o equilíbrio entre direitos e deveres exigidos das crianças e adolescentes. Afirma ainda que o Estatuto da Criança e do Adolescente é interpretado equivocadamente em relação à ênfase em proteção integral proporcionando maior ingerência do Estado na família, diminuindo o poder familiar, fez com que essa geração pós ECA se tornasse mais vulnerável.


A busca de aventuras, o que é própria do adolescente, o experimento de drogas, o envolvimento em relações sexuais irresponsáveis, a prática de atos infracionais, tudo isso pode vir como um conteúdo para uma diversão que acaba muito mal e que nem sempre são punidas.

Ter clareza do nosso papel como educadores e conhecimento das leis são fundamentos necessários à nossa atuação com os juvenis.

O evento aconteceu no Instituto Guataverá, no Bairro Jardim Noroeste e participaram da palestra o Grupo Escoteiro Mário Dilson; O Grupo Escoteiro Olavo Bilac; Grupo Escoteiro Alcídio Pimentel e Grupo Escoteiro Pe Heitor Castoldi.

A todos os chefes que participaram, nosso Grato, grato, gratíssimo!!



Veja a entrevista do Promotor no Fantástico: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem