Sobre Nós

História do Projeto

O Escotismo é um movimento educacional para jovens, com a colaboração de adultos, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundador, Baden-Powell. É oferecido a milhares de jovens, graças ao trabalho voluntário de adultos que se preocupam com a construção de um mundo melhor, dessa forma, o Movimento Escoteiro procura alcançar o maior número possível de crianças e jovens, com a formação de Grupos Escoteiros em todos os bairros e cidades. Assim surgiu o Grupo Escoteiro Mário Dilson numa ação do Projeto PM Ação Solidária, do sargento Freitas,  no Bairro Jardim Noroeste.
O Jardim Noroeste se destaca na área do 9º BPM, por agregar os complexos penitenciários formados pelo Presidio de Segurança Máxima, Instituto Penal, Presidio de Trânsito e Centro de Triagem. Possui uma população aproximada em treze mil habitantes e apesar de sua extensão a comunidade local ainda sofre com a falta de infraestrutura na área da saúde, lazer e moradia, sendo que muitas famílias sem ter um teto edificaram suas residências na encosta do lixão nas proximidades do minianel.Possui um CEINF e duas escolas municipais que atendem crianças e adolescentes da educação infantil ao ensino fundamental. O Bairro cresceu de forma desordenada em torno dos presídios, uma vez que muitas famílias possuem parentes na população carcerária. Entre as ruas Era Atômica e Frei Caneca foi edificada a aldeia urbana Darci Ribeiro e Assentamento Estrela da Manhã, local onde as ocorrências na maioria das vezes ocorrem em função do alcoolismo e pequenos furtos.
A busca da Base Comunitária do Parque dos Poderes na implantação de um Grupo Escoteiro é por este possuir um método próprio que orienta na educação não formal do trabalho com crianças e jovens. Os pontos do Método escoteiro são: aceitação da Promessa e Lei Escoteiras; aprender fazendo; vida em equipe; atividades progressivas, atraentes e variadas e desenvolvimento pessoal com orientação individual. O projeto iniciou a partir da iniciativa do Sargento PM Sidnei Garcia de Freitas e sua esposa Leize Demétrio da Silva que contataram voluntários da comunidade e de outras localidades. Conseguir parceiros para oferecer à comunidade do Jardim Noroeste um Grupo de Escoteiros, é um desafio na tentativa de mudança de comportamento dos jovens, em especial os mais ociosos e infratores, dando oportunidade para esses jovens interagirem com seus pares e demais pessoas, capacitando-os no enfrentamento das dificuldades que porventura surgirem, resgatando os valores por meio do Método Escoteiro.
Outro fator de relevância é a parceria estabelecida com a Loja Maçônica que neste projeto cede seu espaço para as reuniões do Grupo Escoteiro Mário Dilson.


Porque "MARIO DILSON" ?


Mario Dilson Silva Petrutechelli foi um escotista do Grupo Escoteiro Pe Heitor Castoldi - 3º MS, que praticamente viveu sua vida em favor da educação de jovens. Nascido em Ribas do Rio Pardo-MS, viveu a sua infância e juventude em Campo Grande-MS. Foi chefe da Tropa 3 e ocupou cargos na Diretoria Regional.
 
Por razões de trabalho teve que se mudar para Bodoquena, onde atuou como Guia de turismo (Boca da Onça), conquistando a todos da cidade e turistas também. Atuou com jovens na Igreja Católica de Bodoquena intensivando seu trabalho na educação dos jovens. Tamanha sua aceitação entre os jovens que por ocasião do seu falecimento ao saber da notícia, por volta das 19h, os habitantes da cidade começaram se dirigir para a Igreja para aguardar o seu corpo. Por ser filho de Ribas do Rio Pardo, a família reivindicava o velório lá. Para resolver isso, a Prefeitura de Bodoquena financiou o seu translado para lá e depois para Ribas. E assim foi...as pessoas ficaram aguardando até as 3h da manhã em oração e canticos para tê-lo por apenas 2h e depois dar seu adeus. Já em Campo Grande, não foram poucos os seus "escoteiros e amigos" que o acompanharam até Ribas Por ter sido um homem íntegro, temente a Deus e dedicado a servir o próximo, decidimos homenageá-lo dando seu nome ao grupo.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem